Hora de Mudar

Alimentos x Emoções na Quarentena COVID 19

Alimentos x Emoções na Quarentena COVID 19

Alimentos x Emoções na Quarentena COVID 19

No meio da quarentena, por conta da epidemia do COVID 19, que tal relembrar a influencia de cinco alimentos em nossas emoções, e que podem nos ajudar a ultrapassar essa provação. Depois de pesquisas na internet separei a laranja, a banana, mel, abacate e maçã.

Comecemos com a laranja, a Super Fruta.

 

Riquíssima em vitamina C auxilia na resistência às infecções, reforçando as defesas do organismo contra todas as agressões.

Importante: a vitamina C, elemento nutritivo mais importante da laranja, se oxida e se perde com facilidade. Para não perder suas qualidades nutritivas, é preciso consumir no ponto certo de maturação, não descascar se não for comer imediatamente e se for cortar, só use faca de lâmina de aço inoxidável (outros metais atuam sobre a vitamina).

Ainda contém também quantidades consideráveis de Cálcio, Fósforo e Ferro.

O Cálcio atua na formação dos ossos e dentes, na coagulação do sangue e na construção muscular. O Fósforo ajuda na absorção da glicose, nutrindo o cérebro, e evita a fadiga mental. Também ajuda na formação dos ossos e dentes. O Ferro faz parte do sistema produtor de energia e leva às células o oxigênio que os pulmões respiram.

A laranja ainda corrige a excessiva acidez do organismo sendo um estimulante do sistema circulatório, combatendo a inflamação das veias e ativa o trabalho das glândulas segregadoras de suco gástrico, facilitando a digestão e funções intestinais. É rica em sais minerais e substâncias neutralizantes, influindo favoravelmente na eliminação do ácido úrico.

Um copo de suco de laranja feito na hora é um reforço na proteção do seu organismo.

Com tanta noticia ruim e pouca certeza do amanhã, você pode estar mais ansiosa que o normal.

 

banana  é rica em potássio e pobre em sal, perfeita para baixar a pressão arterial, acalma o estômago e ajuda na digestão. Os esportistas comem a banana para evitar as câimbras.

A banana combina doses importantes de vitamina B6 e de triptofano que, juntas, ajudam na produção da serotonina. Quando os níveis desse neurotransmissor estão baixos, falha a comunicação entre as células cerebrais.

Com isso você fica irritada e com certeza aflita, agoniada, angustiada, estressada, nervosa, irrequieta, apreensiva, impaciente, ou seja, ansiosa.

Vai se sentir outra consumindo duas unidades (no máximo) por dia.

Está triste com toda essa situação?

Novamente a causa pode ser a serotonina de menos. Consuma mel que é um calmante natural, aumentando a eficiência da serotonina no cérebro.

O mel também ajuda a regenerar a microflora intestinal, deixando o ambiente mais propício para a produção de serotonina.

Surpresa? Pois é, cerca de 90% do neurotransmissor do bom humor é produzido no intestino.

Se consumir uma colher (sopa) por dia vai sentir muita diferença no seu humor.

A pandemia faz com que tenha noite que o sono não vem?

Todo mundo sabe que dormir é muito importante para viver, tanto quanto comer direito e fazer exercícios.

Pense no abacate! Sim, ele tem gordura, mas é uma gordura boa e tem vitamina B3, que equilibra os hormônios reguladoras das substâncias químicas cerebrais responsáveis pelo sono. Tem o ácido fólico, que funciona como se fosse uma enzima, alimentando os neurotransmissores que fazem você dormir bem.

Consuma abacate três vezes por semana e vai fazer as pazes com o travesseiro.

Temos quatro tipos de maçã (Gala, Red ou Argentina, Verde e Fuji) e todas elas apresentam os mesmos benefícios. A maçã verde é rica em clorofila, que ajuda na melhor oxigenação celular.

A maçã fortalece o sistema imunológico através da quercitina, antioxidante com ação anti-inflamatória, além de contribuir para eliminar os radicais livres do organismo.

A maçã possui também a pectina, um tipo de fibra solúvel encontrada na casca  que ajuda a reduzir o colesterol ruim (LDL).  Atenção: se retirar a casca, esse benefício vai embora também.

Como possui muitos antioxidantes, a maçã blinda nosso coração e previne certos tipos de câncer, como o de cólon e mama. Ela  evita também o envelhecimento precoce.

A maçã ainda protege a voz e a garganta, o sistema digestivo, previne o derrame cerebral, combate a anemia e ajuda o emagrecimento.

Tudo isso porque é rica em pectinas, taninos flavonoides, fitonutrientes, ferro, fosforo, ácido málico, alta concentração de fibras e vitaminas B, C e E.

Para ter todos esses benefícios, consuma só uma maçã por dia para evitar o aumento do açúcar no sangue e não engordar.

HORA DE MUDAR seus hábitos alimentares, o que melhor que uma quarentena para isso?

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: