Conversando com uma amiga e critica constante desse blog e por sugestão dela achei que seria importante colocar aqui algumas citações sobre o amor contido na Bíblia que levantamos nessa conversa e o farei logo abaixo.
Antes senti a necessidade de colocar alguns pensamentos sobre amor e relacionamento no meu ponto de vista e sei que nem todos irão concordar, mas é da discussão que nasce a luz.
“A palavra amor (do latim amor) presta-se a múltiplos significados na língua portuguesa. Pode significar afeição, compaixão, misericórdia, ou ainda, inclinação, atração, apetite, paixão, querer bem, satisfação, conquista, desejo, libido, etc. O conceito mais popular de amor envolve, de modo geral, a formação de um vínculo emocional com alguém, ou com algum objeto que seja capaz de receber este comportamento amoroso e alimentar as estimulações sensoriais e psicológicas necessárias para a sua manutenção e motivação”. Fonte: Wikipédia
Dependendo do grau de envolvimento na formação desse vínculo emocional com alguém essa pessoa pode ser vista como grande ou pequena por você.
Quando essa pessoa fala do que conhece, leu e viveu, quando trata você com carinho e respeito, quando olha em seus olhos e sorri, quando sonha junto e se interessa por sua vida e busca alternativas para seu crescimento, quando perdoa e compreende, quando coloca-se no seu lugar, quando age com que espera de si mesmo, ela com certeza é grande para você.
É pequena para você quando só pensa em si mesmo, quando se comporta de uma maneira pouco gentil, quando desvia dos assuntos, quando fracassa justamente no momento em que teria que demonstrar o que há de mais importante entre duas pessoas: a amizade.
Dentro de um relacionamento a mesma pessoa pode aparentar grandeza ou pequenez, crescer ou decrescer num espaço de poucas semanas: será ela que mudou ou será que o amor é traiçoeiro nas suas medições? Uma decepção pode diminuir o tamanho de um amor que parecia ser grande. Uma ausência pode aumentar o tamanho de um amor que parecia ser ínfimo.
Sim é difícil conviver com esta elasticidade: as pessoas se agigantam e se encolhem aos nossos olhos. Nosso julgamento é feito não através de números, centímetros e metros, mas de ações e reações, de expectativas e frustrações. Uma pessoa é única ao estender a mão, e ao recolhê-la inesperadamente, se torna mais uma.
O egoísmo unifica os insignificantes. Os grandes são medidos pela sua sensibilidade sem tamanho.
Notem agora as palavras que estão na Bíblia há tantos anos e continuamos a discutir o AMOR:
1. “O amor é paciente, é bondoso; o amor não arde em ciúmes, não se orgulha, não é soberbo, não se porta com indecência, não busca seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal. Não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade; tudo tolera, tudo crê, tudo espera, tudo suporta” Coríntios 13:4-7.
2. “No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor.” I João 4:18.
3. “O amor que une duas pessoas que planejam se casar dever ter um componente de atratividade física e sexual. Mas não deve ser apenas uma atração. Deve ser também uma escolha e um compromisso”. Cânticos dos Cânticos 8:7.
4. “As muitas águas não poderiam apagar o amor, nem os rios, afogá-lo; ainda que alguém desse todos os bens da sua casa pelo amor seria de todo desprezado”.
5. AMOR:
Se alguém conhecer alguma outra citação da Bíblia sobre amor, solicito que me envie para que eu possa acrescentar aqui nesse texto, desde já obrigado.
Já parou para pensar sobre a importância do perdão? Para falar sobre o ato de…
Pelé, o Rei eterno do futebol Hoje vamos falar sobre Pelé, o Rei eterno do…
Autossabotagem “De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto…
Vivendo uma mudança de época: você vê com esperança? Hoje eu me peguei pensando como…
Essa é uma pergunta que todos andam se fazendo. Para poder imaginar como poderá ser,…
Em 22 de abril de 2009 eu editei no meu blog www.horademudar.com.br o texto “O…
View Comments
Quero ser grande sempre mas as vezes sou tão pequena. Adorei o texto me fez pensar muito.
Se os relacionamentos são elásticos deveriam então ser mais duradouros, pela flexibilidade típica do amor então? Mas não é isso que vemos hoje em dia. Por que? Concordo com o autor quando diz que num segundo deixamos de ser grande e passamos a ser pequeno aos olhos do outro e, muitas vezes, até para nós mesmos!
Realmente não sei o que ocorre, mas como diz Paulo M Campos:
"...a qualquer hora o amor acaba; por qualquer motivo o amor acaba; para recomeçar em todos os lugares e a qualquer minuto o amor acaba."
Ah...sempre o Amor!!!
Ps: Adorei a imagem!
Bobagem. Qaundo acaba o relacionamento amizade na realidade é falsidade.
Ah! O amor...Todos sonham com o mais sublime ,o mais completo,mas como é difícil encontrá-lo...Carmen