Em 22 de abril de 2009 eu editei no meu blog www.horademudar.com.br o texto “O Essencial e o Fundamental”. Foi uma reflexão sobre a crise financeira de 2008.
Você provavelmente já ouviu falar sobre ela, certo? Afinal, ela foi
uma das grandes crises do século XXI e que abalou o mundo todo! Foi a crise que começou no setor imobiliário americano e que afetou todos os segmentos, fazendo o dinheiro sumir.
Os governos tiveram que intervir e ajudar o mercado para que tudo pudesse recomeçar. Muitas empresas não aguentaram e fecharam, outras se transformaram e se recuperaram com o tempo. Não foi uma marolinha como nosso presidente de plantão na época falou e os estragos ainda estão sendo reparados.
Agora com a pandemia do COVID 19, doze anos depois, temos um novo desafio pela frente. Um vírus que obrigou as empresas a pararem e, novamente, os governos em todo mundo vão ter que tomar medidas para recomeçarmos, reconstruir os estragos, recuperar os empregos.
Achei que seria oportuno revisitar este texto e atualiza-lo para o contexto atual, que é mais grave, já que em 2009 era focado em empresas, e agora afeta muitos outros setores, como negócios, relacionamentos, ética, medicina, etc.
É HORA DE MUDAR, o mundo que conhecemos até aqui não vai mais existir, ou nos adaptamos à nova realidade ou seremos extintos.
Vamos lá:
O Essencial e o Fundamental
Estamos vivendo um momento de grandes transformações na humanidade. Fazendo parte da história (novamente).
O mundo está mudando e precisamos nos adaptar. Em todas as épocas de transformações, somente os animais que se adaptaram sobreviveram e os demais foram extintos.
Ainda em setembro/outubro de 2008, antes mesmo do anúncio da crise mundial, mas já antevendo tempestades à frente, muitos começaram em seus negócios uma série de estudos para projetar a nova realidade e como sobreviver.
Agora temos que estar atentos as mudanças, muito além dos negócios. Uma nova realidade se avizinha e vamos precisar mudar nossas velas para onde o vento apontar.
Perceber que é preciso distinguir o essencial do fundamental.
Como?
Essencial é tudo aquilo que não podemos deixar de ter: felicidade, amorosidade, lealdade, amizade, sexualidade, religiosidade.
Fundamental é tudo aquilo que nos ajuda a chegar ao essencial. Fundamental é o que nos permite conquistar algo. Por exemplo, trabalho não é essencial, é fundamental.
Ninguém trabalha para trabalhar. Nós devemos trabalhar porque o trabalho nos permite atingir a amizade, a felicidade, a solidariedade, por exemplo.
Dinheiro não é essencial, é fundamental. Sem ele, você passa dificuldade, mas ele, em si, não é essencial. O que queremos enfim no nosso trabalho é ter nossa obra reconhecida e nos sentir no conjunto da obra.
Na nossa vida é a mesma coisa.
O Essencial é tudo que não podemos deixar de ter: felicidade, bom ambiente de trabalho, lealdade, amizade, segurança, status, realização profissional, satisfação de participar de projetos de transformação do novo mundo.
O Fundamental é conseguirmos agregar valor em cada contato que temos, de tal maneira que consigamos sempre obter “dinheiro” (lucro) para chegarmos ao essencial.
Esse texto foi influenciado por vários livros lidos durante a minha vida e, em especial, o livro “Qual é a tua obra?”, de Mario Sergio Cortella.
Parece com a situação atual?
O mundo vai mudar novamente. Esse ciclo que está terminando já teve grandes mudanças. Agora vamos ver transformações inimagináveis.
Concluindo: vamos ter muitos obstáculos, muitas dificuldades, em coisas fundamentais, mas teremos que aprimorar nossas coisas essenciais, como felicidade, amizade, lealdade, etc.
É HORA DE MUDAR, se quisermos sobreviver.